
Cuidar de um umbigo recém nascido pode exigir muito trabalho para os pais, não importa quantos filhos você já tem em casa, a responsabilidade com sua alimentação, seu banho e fazer seu bebê dormir. Há uma série de exigências e outras coisas que também requerem sua grandiosa atenção principalmente cuidar do delicado umbigo recém nascido bebê.
Umas das grandes preocupações a espera ou da chegada do futuro bebe é principalmente sua higiene, temos que ter muito cuidado porque devemos cuidar de áreas muito melindrosas uma das grandes preocupações dos pais e limpar o umbigo recém nascido. Mas fazendo da maneira correta é muito mais simples do que você imagina.
Mas qual a função do cordão umbilical na gravidez?
Quando a criança esta na barriga da mamãe a função cordão umbilical é levar alimentos para ao bebe e também é o canal de sua respiração o cordão é composto por veias, artérias e terminações nervosas responsáveis pela troca de nutrientes e oxigênio com a mãe, O cordão se torna uma última ligação física entre o bebê e a mãe.
Coto umbilical tire suas duvidas
O cordão é pinçado e cortado pelo obstetra, em seguida é colocado um “clamp” de plástico pelo pediatra, removido antes da alta hospitalar. Uma pequena parte do cordão – de aproximadamente 3 cm – permanece e é chamada de coto umbilical
O toco fica úmido e tem uma cor azul / cinza. A cada dia que passa, o toco seca um pouco mais e fica mais escuro. Eventualmente, ele ficará preto e assumirá uma aparência murcha. Logo depois, o toco cairá.
É completamente normal que o toco escorra um pouco de líquido enquanto está secando – o líquido pode ser de cor amarela ou marrom ou um pouco de sangue. Também pode ter um odor desagradável. Todas essas coisas fazem parte do processo de cura e não são motivo de preocupação.
Como você cuida do coto umbilical?
Para a cicatrização do Umbigo recém nascido seja ocorrida de forma saudável , é necessário e importante manter a área seca e expô-la ao máximo de ar fresco possível. Isso significa que você deve sempre:
- Para que os pais fiquem tranquilo o bebê não sente dor na limpeza do coto umbilical.
- Higienize suas mãos com álcool 70 e inicie a limpeza com o mesmo álcool no umbigo do Bebê.
- Seque bem a área após o banho – aplique suavemente com uma toalha limpa.
- Limpe o coto umbilical em todas as trocas de fralda principalmente qualquer cocô ou cocô do toco o mais rápido possível. Use água morna com sabão suave para o bebê e depois seque.
- Dobre a parte superior da fralda para que o coto não fique coberto.
- Vista o bebê com roupas folgadas – evite roupas com faixas elásticas.
Lembre-se, você não precisa colocar cremes no coto umbilical ou cobri-lo com um curativo. A melhor coisa que você pode fazer é deixá-lo curar sozinho. Também não é aconselhável usar toalhetes alcoólicos no coto, pois isso pode causar irritação na pele ao redor e atrasar o processo de cicatrização.
Quais são os sinais de que o coto não está sarando adequadamente?
Se o coto ainda estiver grudado no estômago do bebê após duas semanas ou se você notar algum escoamento ou sangramento após a queda do coto, é uma boa ideia fazer com que seu bebê seja examinado por um médico ou uma enfermeira da primeira infância. Eles precisarão determinar se seu bebê está infectado ou não. Se o bebê tiver uma infecção, ele precisará ser tratado com antibióticos.
Outros sinais de que o umbigo do seu bebê pode estar infectado incluem:
- Vermelhidão ou inchaço ao redor do umbigo
- Pus escorrendo do umbigo
- Seu bebê está com febre
Outros possíveis problemas do umbigo recém nascido
Se o bebê desenvolver um caroço dentro ou ao redor do umbigo, ou se ele parecer saliente após a queda do coto, é impossível que seu filho tenha uma hérnia umbilical. Isso é causado por uma lacuna nos músculos ao redor do umbigo e é uma condição que geralmente se corrige no primeiro aniversário da criança. No entanto, o pediatra precisará examiná-lo para garantir que não exija tratamento.
Em outros casos, depois que o toco cai, alguns pequenos pedaços de carne rosa podem ficar para trás. Esses nódulos são chamados granulomas e geralmente desaparecem sozinhos após algumas semanas. Às vezes, eles exigem um pouco de ajuda para secar, portanto, sempre visite seu médico ou enfermeira da primeira infância se suspeitar que o umbigo do seu bebê não está cicatrizando como deveria.
Gostou da postagem? Siga também através do Facebook :
RECEBA NOSSAS DICAS
Receba nossas atualizações
0 Comentários