fbpx
Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade

Crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm dificuldade de concentração, atenção e conclusão das tarefas menos complexas. Muitas vezes, elas têm dificuldade em permanecer no lugar, esperar sua vez e frequentemente agem impulsivamente.

Embora esses comportamentos possam ser encontrados em todas as crianças, eles estão anormalmente presentes naqueles nas crianças com TDAH. Eles também estão presentes em todas as circunstâncias da vida (não apenas na escola ou apenas em casa, por exemplo).

Para ajudar você a entender mais sobre o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes

O TDAH é frequentemente mais perceptível em crianças do que em adultos. Também tem sido muito mais estudado em crianças. No entanto, persiste na adolescência em 40% a 70% dos casos e até a idade adulta em metade das crianças.

Estima-se que cerca de 4% dos adultos sofram de déficit de atenção com ou sem hiperatividade.

Três sintomas caracterizam o TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Eles podem estar presentes em graus variados.

Por exemplo, uma criança que está sempre “na lua”, que não completa sua lição de casa, que não retém instruções e que constantemente perde seus pertences pessoais, mas que não está particularmente agitada pode ter TDAH.

Outra criança pode ser hiperativa, impulsiva e agitada, mas consegue se concentrar relativamente bem quando as tarefas lhe interessam. Em geral, a hiperatividade e a impulsividade são mais acentuadas em meninos do que em meninas.

TDAH e inteligência

Não há ligação entre o TDAH e a inteligência da criança. As dificuldades acadêmicas sofridas pela maioria das crianças com TDAH estão mais frequentemente relacionadas a distúrbios comportamentais ou déficits de atenção, mas não à falta de inteligência.

Causas do transtorno de deficit de atenção e hiperatividade

O TDAH é uma doença complexa que não tem uma única causa. É um distúrbio neurológico, ligado a anormalidades no desenvolvimento e funcionamento do cérebro.

Por exemplo, os pesquisadores observaram que, em crianças ou adultos com TDAH, as áreas cerebrais responsáveis pela atenção, organização e controle de movimento se ativam anormalmente ou têm uma anatomia singular.

Eles também observaram um desequilíbrio nos níveis de certos mensageiros químicos (neurotransmissores) no cérebro, como dopamina e noradrenalina.

Fatores hereditários contribuem significativamente para o aparecimento do TDAH. De fato, em estudos realizados com gêmeos reais, pesquisadores descobriram que quando um gêmeo tem TDAH, em 80% dos casos, o outro também é TDAH.

Além disso, a maioria das crianças com TDAH tem pelo menos um membro da família que também sofre com isso. No total, um quarto dos pais com histórico de TDAH tem filhos que, por sua vez, têm TDAH.

Além disso, a exposição a certas substâncias tóxicas (álcool, tabaco, chumbo, pesticidas, etc.) durante a vida fetal seria responsável por 10% a 15% dos casos.

Uma lesão cerebral ou infecção, falta de oxigênio ao nascer ou outras complicações relacionadas ao nascimento podem aumentar o risco de TDAH.

Gostou de saber mais sobre o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

vou ser pai botão

Gostou! Compartilhe na Redes Sociais

RECEBA NOSSAS DICAS

Receba nossas atualizações

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *