Chupetas são boas para bebês? Analisando Vantagens e desvantagens.

Um acessório que é lembrado exatamente quando seu bebê começa a chorar a chupeta e exatamente lembrado para acalma-lo na maioria das vezes é instantâneo seria como desligar a função choro da criança, os papais de primeira viagem que estão esperando a chegada do seu recém-nascido já compram e colocam no seu enxoval porque já sabem de sua importância deste acessório mas na realidade chupetas são boas para bebês? Já pensou o que o uso da chupeta pode ocasionar no seu querido bebê.

Este artigo não está aqui simplesmente não para dizer se e certo ou errado, mas para dar uma luz principalmente aos pais que devemos tomar cuidados e responsabilidades e verificar se as chupetas são boas para bebês no seu uso e para usar de uma forma saudável e não gerar problemas futuros.

A questão é que a chupeta já faz parte de nossos costumes, quantos pais, avós e bisavós que na sua infância não usaram este acessório e desde de nossa infância tivemos esse ensinamento e o interessante as mamães quando eram crianças e “brincavam de casinha” as bonequinhas já tinha chupeta na maioria das vezes isso faz parte de nossa realidade.

Mas hoje com a quantidade de informação que já nos é dada, podemos ter uma analise muito mais saudável para a sua criança a respeito da chupeta porque existem pais que preferem não usa-la e sim existem outros pais que já fazem o nenê pegar chupeta logo ao seu nascimento , então veja abaixo e faça uma análise se as chupetas são boas para o bebês.

Chupetas são boas para bebês? Faça uma escolha saudável

bebe-tranquilo

 Acalma o bebê

A ação da sucção pode tranquilizar o seu bebê e acalmá-lo, essa é a maravilha dos pais, depois de horas balançando, acariciando e cantando sem parar no choro do bebê, ter aquela chupeta à mão pode ser um grande alívio.

Alguns pais já usaram o dedinho da mão e colocam na boquinha do bebê para ele ficar chupando e acalma-lo também, mas por questões de higiene e sensibilidade já optam por ir direto para a chupeta.

Síndrome da morte súbita infantil

bebe-dormindo

Outro benefício do uso de chupeta é que ela ajuda a diminuir o risco de crianças desenvolverem a síndrome da morte súbita infantil (SMSL), considerada uma das principais causas de morte infantil. De acordo com um estudo, os bebês têm 90% de chance de não sofrer de SMSL durante o sono quando usam chupeta.

Além de prevenir a síndrome da morte súbita infantil, este produto para bebês também traz benefícios para a saúde de bebês prematuros. Um estudo revela que chupar chupeta ajuda bebês prematuros a ganhar peso mais rápido. 

Além disso, outro estudo mostra que as chupetas permitem que os bebês desenvolvam padrões de sucção, que promovem o desenvolvimento muscular, ajudam os bebês a se sentirem bem, pois a sucção promove a liberação de substâncias químicas cerebrais conhecidas por aliviarem o estresse.

Amamentação

bebe-dormindo

Esta informação e muito importante para os pais principalmente os de primeira viagem, a sucção do bebê ela é muito importante principalmente para acalma-lo, mas está ligado a amamentação, quando a mamãe amamenta a criança no peito entram os benefícios normalmente a criança está chorando, nervosa e a mamãe dá o peito.

O que acontece nesta hora? A primeira coisa que acontece, a criança se acalma por esta ligado a mamãe recebendo carinho assim ela vai se acalmando e segundo se alimentando mais devagar atendendo a satisfação nutricionais e psicológicas quando terminado a amamentação ela estará tranquila.

Quando o bebê se alimenta na mamadeira não acontece da mesma maneira de como mamar no peito, sua alimentação é mais rápida atendendo sua satisfação nutricional e não a emocional e quando você termina de alimentar seu bebê na mamadeira o que você colocar imediatamente na boca dele? “lógico a chupeta”, e consequentemente a chupeta vai fazer a função de acalma-lo devido sua sucção.

Desvantagem na amamentação

Está claro a partir dos estudos que os bebês que usam chupeta frequentemente têm maior probabilidade de desistir da amamentação mais cedo do que o recomendado por razões de saúde.

 A teoria por trás disso é que o bebê acaba confundindo chupeta com mamilo e, portanto mama com menos gosto (porque ela já chupou chupeta). Mas o relacionamento pode ser o contrário; pode ser que bebês que têm problemas para amamentar por outras razões simplesmente tenham mais probabilidade de usar chupetas.

De qualquer forma, é mais seguro ser conservador com o uso da chupeta desde o início da vida da criança para que ela se acostume com a amamentação e encontre uma rotina. 

Se o bebê tem dificuldade para ganhar peso, pode ser um sinal de que ele precisa de menos tempo de chupeta para que a amamentação seja mais satisfatória. Mais tarde quando você começar a introduzir outras coisas na dieta da criança, essa preocupação relacionada à chupeta desaparecerá.

Mantenha-a-atencao

Uso excessivo de chupetas

O uso excessivo da chupeta pode criar um hábito potencialmente problemático, se a única maneira de a criança ficar feliz e calma for com uma chupeta na boca, isso pode criar um problema no futuro, quando ela for muito velha para continuar a usá-la. Isso geralmente leva a problemas com a sucção do dedo e polegar mais tarde, mas existem outros problemas que devem ser considerados.

dor de ouvido

infecções no ouvido

A chupeta para bebês também aumenta o risco de os bebês desenvolverem infecções no ouvido, os pesquisadores afirmam que isso pode ser devido à mudança causada pela sucção na pressão entre a parte superior da garganta e a parte superior da orelha.

Atraso na fala

fonoaudiologa

O uso excessivo da chupeta pode trazer alterações nos músculos e nos ossos das crianças o mais importante e diminuir o uso da chupeta na criança, quando usadas como soluções de curto prazo para o choro incontrolável. Mas eles devem ser usados ​​com moderação. 

A boa notícia sobre chupetas é que elas estão totalmente sob o controle dos pais. Se a criança tem um forte impulso de sucção, a chupeta é melhor do que os dedos, polegares ou punhos, que estão no controle do bebê. 

O hábito da chupeta é melhor do que o hábito de chupar o dedo porque os pais podem retirá-lo a qualquer momento. E mais tarde, quando chega a hora de a criança parar de usar a chupeta, os pais podem romper gradativamente o hábito dando-lhe um pouco menos a cada dia.

Importante lembrar que o uso da chupeta podem ocasionar problemas dentários, como dentes desalinhados, recessão gengival e dentes tortos, então vale a pena ressaltar usar chupeta para acalmar o bebe e se possível retirar da boca, a chupeta passar a ser prejudicial quando o bebê passa a ser dependente da chupeta, ficar mais horas do dia com a chupeta é neste momento que o pais precisam ter a devida atenção.

Outras preocupações são que, ao usar uma chupeta, seu bebê desenvolverá problemas dentários, como dentes da frente protuberantes, uma sobre mordida ou formação inadequada da mandíbula com a idade. Por esses motivos, você deve considerar interromper o uso de chupeta para seu filho entre um e dois anos.

Aqui estão algumas dicas para comprar chupetas:

  • Certifique-se de que o mamilo está firmemente preso à base. Se você puder puxá-lo, seu bebê pode ser capaz de separá-lo.
  • Compre uma chupeta ortodôntica e uma chupeta redonda.
  • Certifique-se de que a chupeta tenha orifícios de ventilação na proteção ou proteção para proteção contra erupções cutâneas.
  • Leia o rótulo da embalagem para determinar como a chupeta pode ser higienizada após seu uso ou depois de cair.

As chupetas são boas para bebês mas nem todos os bebês gostam de chupetas. Existem dois tipos de chupetas: as ortodônticas, que apresentam a parte superior arredondada e a parte inferior plana e as arredondadas. Ao adquirir os dois tipos, você pode determinar qual deles o seu bebê prefere.

Bebês soltam chupetas. Por razões de segurança, você não quer amarrar a chupeta ao redor do pescoço do bebê com uma fita ou barbante. Em vez disso, compre um porta-prendedores que prendam o bebê às roupas do bebê. Certifique-se de que o clipe da chupeta não tenha contas ou outros objetos que possam causar asfixia.

Espero que este artigo tenha esclarecidos algumas duvidas e esclarecer se as chupetas são boas para bebês e se são vantajosas ou não, mas claro recomendamos a orientação de um profissional nesta área para total esclarecimento.

Curso-Paternidade-Responsável-pagina

RECEBA NOSSAS DICAS

Receba nossas atualizações

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *